terça-feira, 19 de abril de 2011

Artesanato com as crianças

Aprendi com minha avó Maria (mulher que eu mais admirei em toda minha vida) em ter prazer em fazer artes manuais.Ela adorava costurar, fazer crochê e rendas com amarradinhos. Com 6 anos ganhei minha primeira máquina de costura, de brinquedo, mas costurava de verdade...fiz muitas roupinhas para minhas barbie e Susy. Minha avó com toda a paciência do mundo me ensinou a costurar e crochê. Tricô aprendi com minha tia de coração Nazaré.
Ambas já se foram para um lugar melhor, mas deixaram seus ensinamentos...
Adoro artesanato de qualquer tipo e me arrisco a fazer todos.
Minhas filhas sempre gostaram de participar, coisa que acho excelente, pois elas praticam um pouco o lado esquerdo do cérebro, percebi que elas adquiriram mais paciência, mais coordenação motora, aprenderam a arte da atenção(coisa muito difícil de conseguir com crianças). Comecei artesanato muito cedo com elas, desde 1 ano já incentivava pinturas com a Gabi e depois com a Rafa...elas amavam! Com 3 anos, bordado e com 5 tear.
Elas amam tudo!
Tentem fazer com seus filhos! Qualquer tipo de artesanato juntos é muito prazeroso para ambos! Pode ser, pintura com guache em tela, pintura no azulejo na hora do banho(exitem canetas especiais para isso),dobradura, papier marché (em lojas de brinquedos educativos tem kits),bordado, tear, etc.....só vejam se as tintas são atóxicas e se caso de agulhas sejam sem pontas!
Ah, não esqueçam de tirar fotos de tudo, isso incentiva mais a criança, elas amam ficar olhando as coisas que fizeram.
Quando seu filho riscar a parede sempre fale:Que lindo!!!(por mais que você queira surtar..rs) tire uma foto, fale para ele não fazer mais, que tem lugar certo para rabiscar e peça para ele te ajudar a limpar a parede...rs

Seguem algumas artes das minhas pequenas:





Um comentário:

  1. Ai Ci, adoreiii!! também gosto muito detudo que é artesanal!

    Que fofas! Não vejo a hora de ensinar a Yasmin!

    P.S. Cade você? rsrsr'


    beijos

    ResponderExcluir